açaí no Brasil

A Popularização do Açaí no Brasil e no Mundo!

Publicado por: Felipe Vieira | 26 de junho de 2017

O açaí é uma fruta encontrada no Brasil em regiões como Rondônia, Amapá, Amazônia, Acre, Pará, Tocantins, Maranhão e Roraima, mas também em países como Venezuela, Colômbia, Equador e, também, Guianas. No artigo de hoje vamos entender sobre a popularização do Açaí no Brasil e também no mundo!

Onde Nasce o Açaí?

A fruta que vem do açaizeiro, uma árvore alta que chega até 30 metros de altura e é capaz de produzir, de uma só vez, quatro cachos de açaí lotados da frutinha arroxeada que ganhou o paladar dos brasileiros e de milhões de pessoas mundo a fora.

A árvore típica de regiões úmidas tem sua safra colhida no inverno amazonense.

Pé de açaí 2

A polpa do açaí como conhecemos, ainda é feita de maneira quase rústica no país, quase de forma artesanal, o que acaba por fazer do alimento uma verdadeira febre entre quem é praticante de uma alimentação saudável e sem elementos químicos.

A produção funciona da seguinte maneira: primeiro o açaí é colhido e lavado, depois a fruta roxinha começa a ser esmagada e vai para uma peneira bem fina para ser filtrado apenas o seu sumo para que depois seja consumida.

Produção de Açaí

O maior problema do açaí também saiu de sua forma de “produção” como polpa, já que o processo precário não eliminava o aparecimento e até o esmagamento do Trypanossoma cruzi, um protozoário que acaba contaminando a polpa uma vez que nem sempre é percebido no meio das frutas do açaí e acaba amassado no processo.

Por esse motivo, hoje todo o açaí industrializado que consumimos passa também por um processo de pasteurização, aquecendo e resfriando a polpa, garantindo, assim, que ele possa ser consumido sem nenhum susto ou risco para a saúde dos consumidores.

Maiores Consumidores de Açaí no Brasil

Mesmo com a popularização da fruta por todo o país, seu maior consumo ainda se dá na região Norte, onde ele e mais abundante e acaba se tornando essencial na culinária local. Lá, não é consumido apenas o suco do açaí ou a polpa congelada, ele também faz parte de pratos típicos como o pescado e em molhos de saladas. Aliás, é quase impossível não receber um potinho com açaí para consumir com o almoço ou jantar.

Já na capital paulista, o açaí chegou no ano de 2000, quando os frequentadores de academias e atletas perceberam que a frutinha dava muita energia e poderia ser facilmente colocada na alimentação.

Por ser rica em minerais, fibras solúveis, vitaminas e proteínas, a fruta se tornou um super alimento e já é conhecida no país como um produto fitness, usado por quem está em busca de uma boa alimentação e um corpo perfeito. É também esse o motivo que levou as pessoas a misturarem  o açaí com granola, frutas e guaraná, e realizar uma verdadeira alimentação a favor do corpo.

Açái com Morango

Propriedades Importantes do Açaí

Ao contrário do que muita gente imagina, o açaí não é uma fruta altamente calórica. A cada 100 gramas da fruta, são encontradas apenas 247 calorias, um valor bem baixo para a quantidade de benefícios que ela traz.

O açaí é rico em:

  • Vitamina C
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2
  • Vitamina B3
  • Vitamina E

Além disso, também tem alta concentração de:

  • Cálcio
  • Potássio
  • Ácidos graxos
  • Ferro
  • Fonte de fibras.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!